NOTÍCIAS | LISTAR TODAS

Aprenda a higienizar um utensílio que terá contato com alimento

15/03/2014      

 

A operação denominada “higienização” compreende duas etapas fundamentais: limpeza e desinfecção.

O processo de limpeza consiste na remoção física de sujidades visíveis (restos de alimentos, poeira, gordura, insetos, etc.). Já a desinfecção é o procedimento no qual ocorre a eliminação da maior parte dos microorganismos (vírus, fungos e bactérias).

Portanto, ao higienizar qualquer superfície que entrará em contato com o alimento, devemos remover as sujidades superficiais com auxílio de bucha ou escova e logo após aplicar um produto capaz de desinfetá-la. Sem estas duas etapas, na sequência, o processo de higienização não será realizado corretamente.

O hipoclorito de sódio é o produto com ação antimicrobiana mais comumente utilizado em restaurantes e afins para a desinfecção. É importante ressaltar que após o produto ser diluído em água, torna-se sensível, e por isso deve ser utilizado por um período de, no máximo, 4 horas.

Outros produtos com ação antimicrobiana permitidos para a indústria alimentícia são: hipoclorito de cálcio, triazinetrione de sódio, iodo de potássio, entre outros. A diluição e os demais cuidados no preparo da solução devem ser realizados de acordo com o rótulo do produto e/ou as orientações da empresa responsável pela fabricação do produto.

 

Fonte: Letícia Tiemi Saito

 

  NEWSLETTER | VER ARQUIVOS

Preencha o formulário abaixo e receba nosso boletim com informações sobre nutrição, normas de higiene, novidades em legislação e dicas para potencializar seu serviço e ampliar seu conhecimento.

* Os dados serão armazenados em ambiente seguro

 

ONDE ESTAMOS
Rua Luís Coelho, 308 conjunto 25
Consolação - São Paulo - SP
Telefone +55 11 2865-8128

www.facebook.com/qualinut

 

        

QUALINUT - Assessoria em Higiene e Qualidade dos Alimentos 2016 - Todos os direitos reservados